Trabalhos 2017

Escola EB1/JI da Covoada (Ponta Delgada)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

Elaboração do cartaz
Compondo o trabalho
Os símbolos Tetra Pak e FSC
O elemento principal - a couve
Cartaz com os benefícios do consumo de couve na alimentação
Os alunos participantes e o trabalho final
Alguns dos materiais usados
Alunos recortando as folhas da couve

Memória Descritiva:

EB1/JI de Covoada
Cria um Super Vegetal
Compal/Tetra Pak
Memória Descritiva
Para a realização do trabalho da nossa escola para participar no desafio “Cria um Super Vegetal” foram pedidas ideias em duas turmas, 1º e 2º anos. Depois de várias sugestões, optou-se pela ideia de construir uma couve, porque é um vegetal que todos os alunos conhecem e que consumem, mas não tão frequentemente como seria desejável. Para concretizar o projeto, pediu-se aos alunos que recolhessem, junto da família, embalagens de sumos Compal, de 1 litro, estas com o símbolo SFC.
Nas duas turmas, foram realizadas pesquisas sobre os benefícios do consumo deste vegetal – a couve. Os alunos descobriram que a couve traz inúmeros benefícios para a saúde: é rica em vitaminas (A, B1, B2, B3, B5, C, K), minerais (ferro, fósforo, magnésio, manganês,…) e anti-oxidantes; não tem gordura por isso tem poucas calorias; é nutritiva; tem muitas fibras, facilitando a digestão; previne constipações, doenças dos olhos, entre outas; reduz o açúcar no sangue; combate bactérias nocivas no estômago (p.e. E. pylori); reduz o colesterol; é anti-inflamatória e desintoxica o organismo.
Após a recolha e desenvolvendo a ideia selecionada, fez-se a estrutura em rede de arame e os alunos recortaram as folhas. Após estas tarefas, começou a construir-se a couve, primeiro cobrindo a rede e depois ajeitando e dando forma às folhas exteriores. Como o trabalho foi exposto no espaço comum da escola, e para partilhar a informação recolhida, decidiu-se elaborar um cartaz onde os alunos registaram a mesma. Após alguma troca de ideias, decidiu-se recriar a ideia de horta para apresentar o trabalho, aproveitando as plantas e troncos já existentes no espaço e incluindo o trabalho realizado compondo com alguma terra de jardim à volta.
31 de maio de 2017
As professoras:
Maria Emília Gaspar
Maria Margarida Almeida