Trabalhos 2017

Escola Básica Integrada dos Biscoitos (Praia da Vitória)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

Balão coberto com papel e jornal.
Pé do super-herói.
Inicio da cobertura do super-herói.
Pormenor da marca Compal e FSC.
Óculos do Biscomat
Alguns dos alunos que colaboraram.
O nosso Biscomat.

Memória Descritiva:

O Biscomat é um herói da matemática que de origem é um biscoito pois a nossa freguesia é Biscoitos. Para a participação neste concurso o Biscomat teve de sofrer uma pequena metamorfose e transformar-se num maracujá, fruto tropical que cresce na nossa freguesia.
O Biscomat entra diariamente nas salas dos alunos do 2.º ano da nossa escola para ajudar a compreender e trabalhar a matemática.
Este herói foi criado no âmbito da aplicação da formação "Matemática Passo a Passo" que se encontra a ser desenvolvido no âmbito do projeto Prosucesso na Região Autónoma dos Açores.
O Biscomat junto com o seu amigo Tomás (um touro), através das suas aventuras, que se encontram disponíveis no youtube e no canal meo, ajudam a interpretar e desenvolver competências matemáticas nestes alunos de forma dinâmica e motivadora. São personagens que desempenham um papel heroico, que levam os alunos a entrar no seu mundo e a desenvolver o seu processo de aprendizagem sem que se torne uma obrigação. Os resultados são visíveis e graças ao nosso "biscoitinho" a matemática passou a ser para muitos destes alunos a sua disciplina preferida, quebrando desta forma o "tabu" que muitas vezes gira em torno dela.
Para construir o super-herói os alunos, maioritariamente do 2º ano, encheram um balão que foram cobrindo com tiras de jornal e cola branca. Esta técnica também foi aplicada para fazer os pés do nosso Biscomat. Posteriormente foi colorido com tinta castanha, cor dos maracujás maduros. Foram recortadas as embalagens de Compal com formas de quadriláteros e triângulos que foram colando sobre o super-herói. Optou-se por esta técnica pois pretendia-se dar ideia dos muros de pedra vulcânica, que recortam a paisagem da nossa ilha, conhecida por “manta de retalhos”. Os óculos e a capa foram feitos com restos de eva que sobraram das atividades de Natal.