Trabalhos 2017

Escola Básica do 1º Ciclo com JI Conde Dias Garcia (São João da Madeira)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

As embalagens utilizadas foram de várias cores.
Início do trabalho com as embalagens: depois de lavadas, foram espalmadas e abertas.
Decalcaram-se as folhas nas embagens com mais cor verde e nas que tinham alguma cor verde.
Revestimento de um tubo de cartão que serviu de caule.
Colaram-se as folhas no caule.
A urtiga.

Memória Descritiva:

Os alunos do 2.º ano participaram no Passatempo “Cria um Super Vegetal e ganha prémios”, promovido pela Compal e pela Tetra Pack em parceria com o Programa Eco-escolas da Associação Bandeira Azul da Europa, que tem como principal objetivo alertar crianças e jovens para a importância e necessidade de reciclar, de proteger o ambiente e de se comerem vegetais no âmbito de uma alimentação saudável.
A escolha do vegetal que seria alvo de estudo e construído em 3D foi unânime, dado que a turma concorreu ao Concurso promovido pela Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola” neste ano letivo com o projeto “A urtiga, uma amiga a conhecer”, estando a estudar esta erva daninha. Esta planta, de origem asiática e europeia, é utilizada desde 4000 a.C., pelos Homo Sapiens, tendo as suas fibras sido usadas para tecidos até ao século XX. A urtiga é rica em vitaminas, sobretudo as do complexo B, C e K, possui minerais como o magnésio e o ferro, aminoácidos, cálcio, sais fosfato e proteínas. Os seus principais benefícios, entre outros, são prevenir a anemia, combater a queda do cabelo e a fragilidade das unhas, baixar o teor de glicose no sangue e tratar problemas no sistema respiratório, como a asma e a bronquite. Pode ser utilizada na culinária, cosmética e como herbicida/adubo. Embora possa não ser considerada um vegetal, os alunos decidiram ser esta a escolha pois com ela podemos fazer sopa, esparregado, etc.
Depois de escolhido o vegetal, seguiu-se a divulgação pela comunidade escolar do trabalho que iria ser feito e da necessidade de todos contribuírem com embalagens de Sumo Compal de 1 litro. A par desta divulgação, que foi feita em todas as salas de aula da escola e no facebook da escola, aproveitámos para voltar a recordar a política dos 3Rs (reduzir, reciclar e reutilizar), bem como em relembrar qual a utilidade dos ecopontos e que materiais podem ser colocados em cada um.
Recolhidas as embalagens, dividiram-se estas em três tipos: as com mais cor verde seriam para as folhas; as que tivessem alguma cor verde seriam para o revestimento do caule principal e a parte de baixo das folhas; as que tivessem menos cor verde serviriam para a elaboração dos pecíolos, de modo a serem utilizadas todas as embalagens recolhidas. Posteriormente, os alunos lavaram as embalagens, espalmaram-nas e abriram-nas.
Para a estrutura da urtiga utilizou-se um tubo de cartão, que foi revestido. De seguida, os alunos colocaram esta estrutura em barro, para que a suportasse e, ao mesmo tempo, que fizesse uma ligação ao meio onde este vegetal vive - solo. Foram feitos furos para que se pudessem introduzir os pecíolos aos quais foram coladas folhas de tamanhos variados. O trabalho ficou com as seguintes dimensões: 90 cm de altura e 40 cm de largura.
Este trabalho será divulgado no facebook da escola e na página do Agrupamento, será inserido no relatório das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto “Ciência na Escola” e, no caso do projeto passar para a fase da Mostra Nacional, será exposto no stand da turma, legendado como “Urtiga, Super-Vegetal, Programa Eco-Escolas 2016/2017”.