Trabalhos 2017

Escola Básica Louro Artur (Almada)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

Como foi feito
Parte da Frente e Parte de trás
Resultado final
Perspectiva 3d

Memória Descritiva:

Dando continuidade ao projeto iniciado no ano letivo anterior, desta vez foi-nos proposto a criação de um super vegetal. É deveras importante alertar toda a comunidade escolar para a adoção de hábitos e estilos de vida saudáveis em especial, para a importância de uma alimentação equilibrada, onde as frutas e legumes devem, obrigatoriamente, ter uma presença diária.
Para a concretização deste trabalho foi essencial o contributo das famílias no envio de embalagens TetraPak da Compal de 1L.
Assim, escolhemos para o nosso super vegetal:
- A couve, dado ser um vegetal muito rico em Cálcio, Fósforo e Ferro, minerais importantes à formação e manutenção de ossos e dentes e à integridade do sangue. Contém ainda vitamina A, indispensável à boa visão e à saúde da pele; e vitaminas do Complexo B, que tem por funções proteger a pele, evitar problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso.
- O cogumelo, que pode prevenir doenças graves, nomeadamente o cancro, a perda de peso, melhorar o funcionamento intestinal, por possuir grande dose de vitamin D e por aumentar a imunidade.
- A berinjela, que controla os níveis de colesterol e ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo. Os compostos antioxidantes da berinjela ajudam a prevenir o stress oxidativo para o sistema cardiovascular e, assim, reduzir o risco de ataque cardíaco e doença cardíaca. É também uma boa fonte de fibras, o que é necessário para manter uma boa saúde cardiovascular.
- O alho francês, cujas fibras têm propriedades benéficas para o intestino. Para além disso, é rico em vitamina C, Magnésio, Ferro, vitamina B6 e é pobre em calorias. Sendo este vegetal rico em Potássio, estimula o funcionamento dos rins e são eficazes como diuréticos. É também uma fonte importante de ácido fólico.
- O espinafre, extremamente importante como anti-inflamatório e antioxidante. Tem, também, grandes benefícios para os olhos, imunidade, pele e ossos.
- O milho, é uma bênção para as pessoas diabéticas, é rico em nutrientes e baixo em gordura. Não tem gordura saturada, Sódio ou Colesterol. O milho também é rico em vitamina C e uma boa fonte de fibra.
- A Cenoura, trás benefícios para os olhos, pele, cabelos, os ossos e sistema imunológico. Ainda previne úlceras, reumatismo e arteriosclerose.
É indispensável para crianças em fase de desenvolvimento, mas também os adultos não podem ficar sem este precioso alimento, pois carrega grande quantidade de vitamina A, além disso, a cenoura contém vitaminas B e C. A primeira beneficia o sistema nervoso, a segunda estimula as defesas orgânicas contra enfermidades.
Tivemos o máximo de cuidado na seleção destes vegetais: são extremamente ricos em vitaminas, minerais e fibras mas pobres em calorias.
Sabemos que todas as crianças deveriam ser bem nutridas, fisicamente ativas e saudáveis. Todavia, pelo que constatamos, diariamente, na nossa escola, a realidade atual é bem diferente.
Pelo que observamos, quer no refeitório, quer nos lanches, verificamos que as crianças ainda demonstram grande relutância no que concerne ao consumo de uma alimentação saudável. Compete-nos também a nós, educadores, alertar as crianças para os princípios de uma alimentação saudável e a sua importância na manutenção de um estilo de vida cuidado. Ficamos sensibilizados para os estudos recentes: mais de 90% das crianças portuguesas consome fast-food, doces e bebe refrigerantes, pelo menos quatro vezes por semana. Menos de 1% das crianças bebe água todos os dias e apenas 2% ingere fruta fresca diariamente. Quase 60% das crianças vão para a escola de carro e apenas 40% participam em atividades extracurriculares que envolvam atividade física.
Em Portugal, uma em cada três crianças tem este problema de saúde. 33,3% das crianças entre os 2 e os 12 anos têm excesso de peso, das quais 16,8% são obesas. De acordo com a Comissão Europeia, Portugal está entre os países da Europa com maior número de crianças afetadas por esta epidemia.
Com a concretização deste trabalho, cremos ter cumprido, na sua plenitude, os objetivos deste projeto:
- Chamar a atenção da comunidade escolar para a adoção de hábitos e estilos de vida saudáveis em especial, para a importância de uma alimentação equilibrada, onde as frutas e legumes devem ter uma presença diária;
- Informar sobre a importância da deposição das embalagens de cartão para alimentos líquidos no ecoponto amarelo;
- Divulgar o significado do símbolo FSC® constante das embalagens da Tetra Pak utilizadas pela marca Compal.
- Envolver a comunidade escolar (alunos, professores, funcionários e pais) em atividades específicas cujo objetivo é induzir mensagens relacionadas com a sustentabilidade.