Trabalhos 2017

Escola Técnico Profissional de Cantanhede (Cantanhede)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Preparação da Estrutura da Pêra
Preparação da Estrutura da Pêra
Preparação da Estrutura da Pêra
Preparação da Estrutura da Pêra
Preparação da Estrutura da Pêra
“Frutty Power” - Concluída
“Frutty Power” - Concluída
“Frutty Power” - Concluída
“Frutty Power” - Concluída
“Frutty Power” - Concluída
“Frutty Power” - Concluída
“Frutty Power” - Concluída
“Frutty Power” - Concluída
“Frutty Power” - Concluída

Memória Descritiva:

Um dos grandes desafios que se coloca ao cidadão do século XXI consiste na preservação do meio ambiente, sendo cada vez mais assumida a necessidade de salvaguardar o futuro das gerações vindouras, assente num modelo de desenvolvimento sustentável.
O objetivo da Educação Ambiental para a Sustentabilidade consiste na promoção de valores, na mudança de atitudes e de comportamentos no que diz respeito ao ambiente, de forma a preparar os jovens para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais. Para o efeito, pretende-se que os alunos aprendam a utilizar o conhecimento acerca desta problemática de modo a interpretar e avaliar a realidade envolvente e, deste modo, poder formular e debater argumentos, para sustentar posições e opções. Estas capacidades são fundamentais para uma participação ativa na tomada de decisões, numa sociedade democrática, no sentido de transformar os efeitos nefastos que as atividades humanas têm feito sobre o meio ambiente.
Deste modo, e por forma a sensibilizar as alunas para a reutilização de resíduos, foi solicitado à turma do 11.ºA - Psicossocial que trouxesse algumas embalagens da “Compal” para participarmos no desafio "Sim, as Frutas e Vegetais têm Super-poderes é necessário enviar" da Compal e Tetra Pak, por forma a construirmos a nossa Super-Heroina - “Frutty Power”.
A construção da boneca ficou à responsabilidade da “Brigada Eco-Escolas da ETPC (Alunas do 11.º ano do curso Técnico de Apoio Psicossocial) e professoras coordenadoras do programa Eco-Escolas. A fruta escolhida para ser o nosso super herói foi uma Pêra. “Frutty Power”.
Começamos o nosso trabalho pela construção da estrutura da Pêra. Para tal, foi necessário construir uma maquete com cartão, cola e jornais. Após construirmos a estrutura, forramo-la com embalagens da Tetra Pak. Depois de já termos a estrutura montada, começamos a decoração recorrendo, mais uma vez, às embalagens da Compal e Tetra Pak. Depois de forrar toda a Pêra, finalizamos a construção colocando uma capa (reutilizando um tecido velho), 5 (cinco) palhinhas de sumo e uma máscara (utilizando folha de papel EVA).
De salientar que para colar as embalagens foi necessário recorrer à cola quente.
De facto, o principal objetivo desta ação visa a sensibilização da comunidade escolar e local para a mudança de atitude no dia-a-dia, otimizando uma consciência cívico-ambiental e contribuindo para minimizar, com pequenos gestos, os danos ambientais.