Trabalhos 2017

Escola Básica de Abadias (Figueira da Foz)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

A Super Batata
1º passo- Construíndo a base
2º Passo - Recortar círculos nas embalagens tetrapack
3º Passo - Colar os círculos na base
4º passo - Fazer as sapatilhas e a lancheira
5º passo - Fazer a capa da SB
Os pormenores
Mais pormenores
Passeando pela escola
A SB em ação!
Sou mesmo fotogénica!
Nós e a Super Batata

Memória Descritiva:

Os alunos do 4º ano realizaram algumas atividades relacionadas com os vegetais no âmbito da disciplina de Estudo do Meio e decidiram que iriam construir uma Super Batata.
Para tal, planificaram o trabalho, iniciando-o com o desenho do projeto. Nesta fase, escolheram a representação gráfica, votando no desenho que consideraram mais criativo.
Seguidamente, procederam à recolha das embalagens tetrapak da compal, solicitando a colaboração de todas as turmas da escola.
E de acordo com o regulamento decidiram que utilizariam preferencialmente e em maior quantidade as embalagens, sem as cobrirem com tintas ou outros materiais.
Com a orientação do professor responsável optaram por realizar o projeto utilizando a técnica de papier marché com um balão. Foram dando forma à batata, colocando várias camadas de jornais e revistas. Na fase seguinte recortaram círculos desenhados nas embalagens e procederam à sua colagem na futura batata.
Após este trabalho entenderam fazer os braços e as pernas da sua Super Batata com embalagens de litro inteiras e fizeram-lhe umas sapatilhas com atacadores feitos com cordão vermelho. Como entenderam que a SB devia ser super divertida fizeram-lhe uma “viola” com os pacotes compal, ataches e fio de pesca, para as cordas. Decidiram ainda fazer-lhe uma lancheira onde ela transportaria os sumos compal que lhe davam super poderes. A lancheira foi feita com pacotes, peças soltas de um jogo, fita cola verde e cordão amarelo.
Esta fez tanto sucesso entre os alunos, que iremos aceitar encomendas para fazermos mais lancheiras para eles usarem na escola, pois como dizem, elas até são térmicas.
Como Super Batata não lhe podia faltar a máscara, a capa e o cinto. A máscara foi construída com EVA e o símbolo tetrapak. A capa com restos de cetim, cordão amarelo, dois botões e símbolos da compal, e no meio foram coladas as letras SB de super batata. O cinto foi feito com um resto de cetim verde, a fivela em embalagem do lado interior e decorada com os símbolos FSC.
O cabelo, decidiram que seria a rama da batateira. Para tal, foram à horta observar as folhas do vegetal e desenharam folhas de vários tamanhos, que colaram em tiras recortadas de uma base de pizza e coladas em paus de espetada envolvidos em fita-cola verde.
Os alunos desenvolveram o projeto com muito entusiasmo e trabalho colaborativo, realizando muitas tarefas até nos seus intervalos, pois queriam muito ver o resultado final.
O trabalho final foi fotografado no exterior da escola e posteriormente colocado no átrio da escola, para ser admirado por toda a comunidade educativa.
Viva a Super Batata!