Trabalhos 2017

Escola Básica São João de Deus (Montemor-o-Novo)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

O meu nascimento!
Os meus Amigos:<br/>O Alho que diz ser Francês!
O Pimento Super Vermelhão!
A Super Cenoura!
Fotografia de familia!
E cá estou eu...........O Super Brócolo e a sua inseparável cereja FSC!

Memória Descritiva:

A Escola Básica S. João de Deus de Montemor-o-Novo, como Eco Escola que é, tem por norma reutilizar materiais nos trabalhos e atividades que desenvolve com os seus alunos, uma modelo que se pretendeu incutir em toda a comunidade escolar.
A participação no concurso “ Cria um Super Vegetal “, foi mais um incentivo para a prática de boas atitudes ambientais, visando a educação para cidadania e a sustentabilidade de recursos.
O trabalho foi desenvolvido pelos alunos da turma D do 5º ano sob a responsabilidade da professora Ana Rosa Bravo na disciplina de Educação Tecnológica.
Depois de apresentado o projeto aos alunos da turma, que desde logo, ficaram entusiasmados com o mesmo e quiseram participar. Todos os alunos colocaram as suas ideias e criações no papel. Depois foi desenvolver o projeto com estudo de materiais, dimensões e estruturas a utilizar, de modo a cumprir os requisitos exigidos no concurso. Simultaneamente os alunos procederam à recolha das embalagens Tetra Pak da Compal.
As ideias apresentadas foram bastante originais e criativas, tendo em conta o nível etário dos alunos (10 anos) pelo que não foi fácil eleger o representante da escola.
Sendo a Alimentação Saudável e Sustentável um dos temas da nossa Eco-Escola,em que ao longo do ano foram dinamizadas algumas actividades nesse sentido, achamos por bem apresentar uma pequena amostra dos nossos Super Vegetais- Super Cenoura, 0 Alho que é Francês e o Pimento Super Vermelhão, com especial pormenor para o Brócolo – Cereja, que nos vai representar.
Foi também um trabalho minucioso em termos de recorte e colagem de elementos decorativos para formar a composição pretendida, com recurso materiais e técnicas de trabalho diversas, mas o interesse e empenho revelado pelos alunos em participar neste projeto superou todas as dificuldades apresentadas.
Toda a comunidade educativa, vai certamente sentir orgulho neste trabalho que vai estar exposto durante a Semana do Ambiente 2017, se realiza da nossa escola no final do ano letivo.
O importante também foi o facto de esta construção implicar custos reduzidos, já que foi totalmente construída com Tetra Pak da Compal, com reutilização de cartão e EVA para decoração. Da mesma forma que contribuímos para a redução e reutilização de resíduos, a cooperação da família foi importante para perceber e acreditar que é possível dar vida a um projeto através da reutilização de materiais com embalagens.