Trabalhos 2017

Escola EB 2,3 Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade (Ribeira Brava)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Elaboração do esqueleto do nosso super-herói com arame.
Envolvimento do esqueleto com rede fina de arame para colar várias camadas de papel de jornal.
Já parece um pimento! Falta vestir o nosso super-herói com embalagens de Compal.
As nossas alunas a dar cor ao nosso super-herói!!
A equipa que esteve na base da elaboração deste super-herói.
O nosso Super-Pimentão!!!

Memória Descritiva:

ESCOLA/INSTITUIÇÃO: EB23 Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade (Campanário)
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA ÁRVORE (materiais, metodologias e intervenientes):
MATERIAIS:
Na medida do possível, os materiais usados na elaboração deste super-vegetal foram materiais passíveis de serem reutilizados. Assim foi necessário: aproximadamente 20 embalagens de Compal 1L e uma tampinha, 15 tampinhas amarelas, 4 kg. gesso, papel de jornal, 0,5 L. cola branca, 7 frascos de poliuretano, 250ml tinta sintética de cor vermelha e quantidade residual de tinta sintética de cor verde, aproximadamente 1m2 rede de arame, 4 folhas de papel vegetal, aproximadamente 3m. arame grosso, aproximadamente 2m. de arame fino, 12 parafusos, base de madeira (60cmx40cm), restos de madeira de espessura fina 50 cm x 15 cm e grafos.
METODOLOGIAS:
Iniciou-se o projeto com a elaboração do esqueleto do nosso Super-Pimentão com arame grosso e fino até perfazer uma altura de 72 cm e uma largura de 60 cm. Com uma base madeira de espessura fina fez-se a sola dos sapatos, sendo o restante sapato elaborado a partir de embalagens de Compal, agrafados à sola. Este esqueleto foi fixado a uma base de madeira de 60cm x 40cm. Após a fixação, este foi envolvido por uma rede fina de arame que em cima foi colado várias camadas de papel de jornal. Após a secagem da cola, foram colocadas várias camadas de poliuretano que iam sendo comprimidas de modo a obter a forma de um pimentão. Sobre o poliuretano colocou-se camadas de gesso com o intuito de tornar a sua superfície lisa para a posterior aplicação da tinta sintética de cor vermelha. No interior da boca, foi fixado tampinhas amarelas com o auxílio de arames, para representar as sementes do pimentão. A capa foi elaborada a partir de embalagens de Compal e papel vegetal que foi colada nas costas do nosso Super-Pimentão. O pedúnculo do pimentão foi elaborado a partir de embalagens de Compal coladas com cola quente, sendo o pedúnculo pintado com tinta verde sintética somente na parte em contato com o pimentão. A máscara e medalhas do nosso super-herói, foram elaboradas a partir de embalagens de Compal. As medalhas apresentavam as marcas FSC e Tetra Pak.
INTERVENIENTES:
Os intervenientes foram os coordenadores do Programa Eco-Escolas da escola, José Carreira e Maria Celina Silva, e os alunos inscritos no Clube ECO da nossa escola, sendo alunos do 8º ano, turma C, a saber, Ana Gonçalves, Fátima Ascenção, Mónica Sousa, Raquel Spínola, Rita Calheta, Sandra Freitas, Tatiana Mendes e Vera Gonçalves.