Trabalhos 2017

Escola EB 2,3 Padre Abílio Mendes (Barreiro)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Os alunos colam em cartão (reutilizado) algumas folhas de rascunho.
Depois do corte os alunos procederam à colagem das embalagens.
Sempre com a ajuda do adulto, os alunos desenvolvem o projeto.
A marca patrocinadora do Concurso.
O supervegetal.
Usando cola quente.

Memória Descritiva:

Sim, as frutas e vegetais têm superpoderes.
Superbróculo
ESCOLA Padre Abílio Mendes – BARREIRO
ANO/TURMA: Unidade Multideficiência
PROFªs.: Lurdes Monteiro, Sandra Duarte, Susana Castim e Ana Rosado
MEMÓRIA DESCRITIVA
O nome “bróculo” deriva da palavra latina “Brachium”, o que significa braço ou sucursal, um reflexo da sua forma ramificada caracterizada por uma cabeça compacta de ramos unificados por pequenas hastes e um caule mais espesso.
Devido às suas diferentes componentes, este legume fornece uma grande complexidade de sabores e texturas, variando de macio (os ramos) para fibroso ou crocante (as hastes e caule). A sua cor pode variar de sálvia a verde-escuro ou verde púrpura, dependendo da variedade. Um dos mais populares tipos de bróculos é conhecido como “calabrese”, baptizado com o nome da província italiana da Calábria onde primeiro se originou este tipo de bróculos.
Este vegetal é rico em nutrientes tais como: Vitamina C; Vitamina K; Vitamina A; Folatos; Fibras; Manganésio; Triptofano; Potássio; Vitamina B6; Vitamina B2; Fósforo; Magnésio; Proteínas; Ácidos Gordos; Vitamina B5; Ferro; Cálcio; Vitamina B1; Vitamina B3; Zinco e Vitamina E.
Os rebentos de bróculos também se tornaram muito populares recentemente, na sequência de uma investigação onde se descobriu a sua alta concentração de sulforafanos, um fitonutriente benéfico na luta contra o cancro.
Outros estudos revelam também que os sulfuranos, existem na sua composição, protegem os vasos sanguíneos dos efeitos nocivos causados por excesso de açúcares.¹
¹- www.alimentacaosaudavel.org
Depois do estudo do vegetal, tanto ao nível das propriedades alimentares (benefícios ao nível da saúde) como da sua forma, da inventariação dos materiais existentes, passamos à execução do mesmo.
Como as embalagens podem ser reutilizadas, dando um novo uso e funcionalidade demonstrando que a sustentabilidade dos recursos passa necessariamente pela combinação de vários fatores, nomeadamente a educação e a consciencialização ambiental por parte de todos nós comunidade educativa.
A primeira fase de organização deste trabalho compreendeu a recolha de toda a informação necessária para o desenvolvimento criativo do trabalho e sensibilização no que respeita à atitude a ter perante a Natureza, tendo como base a reutilização de materiais (embalagens Tetra Pak da marca Compal, cartão, revistas usadas, cola de madeira e cola quente).
Tendo em conta uma postura mais sustentável e ecologicamente correta, tentamos no processo criativo, utilizar o menor número possível de materiais.
Recolhemos as embalagens, lavamos as embalagens, selecionámos e marcamos as áreas a cortar aproveitando ao máximo a forma da embalagem, recortamos para posteriormente as colarmos com cola quente.
Apenas utilizamos um cartão forrado com papel de revista para servir de base, este papel de revistas foi colado com cola de madeira, após secagem do mesmo, com cola quente, uniram-se as diferentes peças dos Tetra Paks.
Os bróculos são vegetais da família Brassicaceae, uma das formas cultivadas de couve. As folhas, as flores e os pedúnculos florais são comestíveis, os alunos ao pesquisarem ficaram mais informados sobre este legume, logo mais sensibilizados para este passar a fazer parte da sua alimentação.
O slogan “ todos os dias deves comer legumes e vegetais, o ferro vai te ajudar a estudar mais”, esteve sempre presente no decorrer desta atividade.
Estes alunos mesmo tendo as suas limitações estiveram interessados e motivados, participando em toda a construção sempre com o adulto a supervisionar e a ajudar.
Barreiro, 30 maio 2017