Trabalhos 2017

Escola EB 2,3 Dr. António Chora Barroso (Torres Novas)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Início da construção do morango.
Desenvolvimento do morango.
Colocação de tampas.
Embalagens recolhidas pelos alunos para a elaboração dos membros do morango.
Símbolo FSC + Tetra pak e marca Compal.
Super morango 1

Memória Descritiva:

Começamos por pôr em prática alguns conhecimentos adquiridos no primeiro período sobre alimentação equilibrada. A Roda dos Alimentos foi assunto amplamente abordado neste período, como tal, o conhecimento de que os alimentos estão divididos em 7 grupos foi fundamental. Os alimentos presentes num mesmo grupo são semelhantes, mas nunca iguais. Dos 7 grupos, focamo-nos no grupo de hortícolas e frutas. Chegamos então à conclusão que para ter uma alimentação saudável, esta deve ser completa, equilibrada e variada. Os alimentos fornecem-nos substâncias muito importantes: os nutrientes. São exemplos de nutrientes: as proteínas, os lípidos, os hidratos de carbono, as fibras, as vitaminas, os minerais e a água. Os nutrientes são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo, para a nossa saúde e para a vida. Os alimentos são todos diferentes exactamente pelos tipos e as quantidades de nutrientes que contêm. Alguns alimentos podem ser mais parecidos com outros, mas nunca exactamente iguais. Por isso é importante variar! Daí os alunos terem pensado em vários alimentos para apresentarem no super vegetal. A decisão do grupo de alunos foi a construção de um morango. O processo de construção teve início depois de se verificar com que materiais se poderia construir.
Memória descritiva
1º fase – Escolha do fruto;
2º fase– Início da construção do morango;
3º fase–Desenvolvimento do morango;
4º fase– Colocação de tampas (material reciclado);
5º fase– Aplicação das embalagens da treta pak de 1 L;
6º fase– Colocação do símbolo FSC, Tetra pak e marca Compal no morango
7º fase– Super morango:
O trabalho teve inicio com a escolha do fruto a construir.
Foi utilizado metodologia de trabalho de projecto.
Os materiais a utilizar: embalagens da treta pak de 1 L, papel crepe vermelho e verde, cola quente, fita cola, papel prateado, cartolina preta e tampas amarelas de garrafas.
Os alunos mostraram-se empenhados e muito interessados na construção do fruto. Analisaram e observaram qual a melhor forma para construir o morango. Fizeram-se ensaios onde se foi utilizando os materiais escolhidos. Como se falou sempre de um super vegetal, os alunos acharam por bem colocar uma máscara e uma capa no fruto escolhido. A capa do super vegetal tem ainda S de super e um M de morango.