Trabalhos 2017

Centro de Bem Estar Social da Zona Alta (Torres Novas)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

1º - Inicio da construção do Super legume - Nabo Gigante - Desenhar círculos e recortar.
2º - Dobragem dos círculos recortados - resultado: triângulos .
3.º Inicio da montagem, com a colagem dos triângulos uns aos outros.
4ª - Colagem com os símbolos expostos.
5º -. Pintura para fazer acabamento do legume.
6º -. Super Legume - O Nabo Gigante.

Memória Descritiva:

Centro de Bem Estar Social da Zona Alta
Creche/Jardim de Infância
Concurso “Um SUPER LEGUME Tetra Pak” - O Nabo Gigante
A partir da abordagem da história “ O Nabo Gigante” introduzimos o desafio ao grupo heterogéneo (3,4 e 5 anos ) da sala 1. A razão de ser, este o grupo a agarrar o desafio, prendeu-se com o facto do grupo estar envolvido num projecto sobre a alimentação.
A chegada do tema à sala deixou o grupo desde logo entusiasmado e cheio de ideias…, sendo que a que perdurou foi a de fazermos um nabo mesmo gigante, como o da história que passou a fazer parte da sala.
O primeiro passo visando a construção, foi elaborar uma caixa para recolher embalagens Tetra Pak da Compal. Colocada na entrada da Instituição, aí foram sendo depositadas embalagens vazias. Ao mesmo tempo que se foram sensibilizando os Pais das crianças da sala, bem como de toda a instituição. Através de contactos diários e através do envio de um e-mail a solicitar embalagens vazias.
Entretanto na sala fomos idealizando a construção do nabo. As ideias forma surgindo e à medida que fomos recebendo embalagens, iniciamos a construção, primeiro foi necessário lavar as embalagens, para depois desenhar círculos, que foram recortados e/ou picotados pelas crianças. O passo seguinte, foi ir dobrando esses círculos de forma a ficarem triângulos… Em simultâneo fomos desenvolvendo iniciativas com as crianças que nos permitiam abordar a importância dos legumes. A confeção de um aveludado de nabo, foi uma delas…
Entretanto era altura de começar a montar o nabo, com cola quente e agrafos fomos começado a dar forma ao legume. Primeiro montamos/elaboramos hexágonos e pentágono, que começamos a unir, até que o nosso nabo começou ganhar forma. Terminado o nosso nabo gigante, as crianças sugeriram pintá-lo para se parecer com um nabo de verdade e foi o que fizemos,, Concluímos a pintar jornal, para fazer a fazer a rama.
A construção do legume foi toda elaborada com embalagens Tetra Pack /FSC/Compal, mas também algumas embalagens de leite, uma vez que nos foram chegando essas embalagens, mas todas Tetra Pak. Ainda assim maioritariamente as embalagens usadas, foram da Compal. Os materiais mais utilizados na construção foram as colas, agrafos e também tintas. Houve a preocupação dos símbolos aparecerem visíveis.
Apresenta-se um grande Legume que só nos pode fazer sentir satisfeitos consequência do resultado obtido e do que possibilitou, que mais não foi que aliar hábitos alimentares saudáveis à reutilização de desperdício e mais uma vez contribuir de forma lúdica para ajudar a preservar o nosso Planeta.
Participaram neste projecto 21 crianças, da sala 1 Heterog. Sendo que 8 das crianças envolvidas têm 3/4 anos, 7 tem 4/5 anos e por último 7 tem entre 5 e 6 anos. Coordenou e acompanhou este projeto a Diretora Técnica, também coordenadora do programa Eco-Escolas Isabel Correia.