Trabalhos 2017

Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Trabalho final visto de frente.
Trabalho final visto de frente.
Fase de construção.
Fase de construção.
Montagem das partes do trabalho.
Montagem das partes do trabalho.
Pormenor dos logotipos.
Pormenor dos logotipos.
trabalho final visto da parte de trás.
trabalho final visto da parte de trás.
A turma com o super-herói.
A turma com o super-herói.

Memória Descritiva:

O projeto da nossa escola foi elaborado e desenvolvido pelos alunos da turma do 6.º13 na disciplina de Educação Visual.
Inicialmente foram apresentadas as regras do passatempo e analisadas as características das embalagens de cartão para alimento líquidos. Também foi reforçada a importância do consumo diário de frutas e legumes para os hábitos de alimentação saudáveis.
Os alunos elaboraram um projeto individual, baseando o seu trabalho na escolha de um vegetal ou fruta que se enquadrasse melhor nos objetivos do concurso, fazendo a sua adaptação a um super-herói conhecido e/ou inventado.
Ao longo da realização dos projetos foi pedido aos alunos que recolhessem o maior número possível de embalagens “Tetra Pak” de litro da marca “Compal”.
De seguida procedeu-se à análise dos desenhos e seleção do trabalho mais adequado às características do passatempo. Assim, os alunos decidiram escolher o projeto apresentado por uma colega, que representa um “Super-Brócolo”. Isto porque os brócolos são considerados um super alimento, são ricos em minerais, como o cálcio, potássio, ferro, zinco e sódio e composto por diversas vitaminas, bem como fibras alimentares e com pouquíssimas calorias. Além de tudo isto, na sua composição, os brócolos possuem propriedades anticancerígenas e o seu consumo diário evita doenças do coração, úlceras e gastrites.
Passando á fase de construção, o trabalho foi dividido em diversas partes e cada uma delas foi atribuída a um grupo de alunos da turma. Então, para a construção do caule do brócolo e da capa, os alunos recortaram as embalagens em tiras e aplicaram a técnica do entrançado como se de um cesto ou de uma esteira se tratasse, para que as referidas estruturas ficassem com alguma resistência. A parte superior, a “flor do brócolo”, foi construída a partir da técnica de “papel machê”, tendo-se utilizado cartão canelado e papel jornal amarrotado para dar a forma e o volume. Os outros elementos (mãos e braços, pés e pernas, ramos e outros) foram executados com rolos com diversos diâmetros feitos com cartão das embalagens Tetra Pak,. Para os olhos foi reutilizada uma bola de plástico proveniente das máquinas de brindes. Com o resto das embalagens recolhidas, os alunos produziram dois adereços: uma colher de pau e um escudo onde se decidiu colar os símbolos “Tetra Pak” e “FSC”.
Na fixação de todas as partes do trabalho foram utilizadas vários tipos de cola e agrafos. Por fim, pintaram o “boneco” com tintas de acrílico aquoso.
Os alunos intervenientes colaboraram ativamente em todo processo tendo gostado bastante da sua participação e do resultado final.