Trabalhos 2017

E.B. 2,3 de Gualtar (ex. Escola Básica de Gualtar) (Braga)

Escalão 2 - escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Etapas da construção do nosso Super BetMã...
A montagem do Super BetMã...
Pormenores da cabeça do Super BetMã com os símbolos da Compal, FSC e Tetra Pak...
BetMã, o nosso Super Herói...
Outra perspetiva do nosso Super BetMã…
O Super BetMã e os seus criadores…

Memória Descritiva:

Nasceu um novo SUPER HERÓI, tendo como inspiração o novo sumo “Compal Veggie de Beterraba e Maçã”, que foi batizado com o nome de SUPER BETMÃ. Foi elaborada uma “escultura" com 94x62x68cm, tendo como recurso prioritário a reutilização das embalagens de TETRA PAK da Compal.
Materiais: Tetra Pak da Compal de sabores variados, compasso, régua, lápis de grafite, marcador de acetato, tesoura, x-ato, agulha de coser lã, linhas, arame, colas variadas, (de contacto, madeira, fita cola dupla), jornal, tinta de vitral, pincel.
Modo de execução:
Em função do desafio proposto, foi sugerido ao grupo turma que fizesse um estudo/registo bidimensional para a construção de um Super-Herói, tendo como elementos principais os vegetais. Dos estudos apresentados selecionou-se um que foi batizado de imediato de “Super Betmã”, por ser constituído por um legume, a beterraba e um fruto, a maçã. Foi também efetuada uma pesquisa tendo em conta, a origem do legume/fruto, modo de produção, características e os seus benefícios nutricionais. A turma foi organizada em grupos de trabalho. Cada grupo ficou responsável pela execução de uma das partes super-herói.
Fases de execução do Super BetMã:
- Abertura, lavagem e espalmagem das embalagens de Tetra Pak de 1L.
- Separação dos Tetra Pak por sabores e cores.
- Construção da cabeça e do corpo. Estas duas formas têm como base estrutural a bola de praia. Traçou-se duas circunferências com raios diferentes, sendo a de raio menor a cabeça (beterraba) e a de raio maior o corpo (maçã). Com a medida do raio, traçou-se um arco de circunferência, fazendo assim a forma de uma folha. Recortou-se e passou-se a forma da folha para o Tetra Pak, seis vezes para a beterraba (utilizando para esta forma os Tetra Pak do Compal beterraba e maçã Veggie) e seis vezes para a maçã (para esta forma utilizamos os Tetra Pak do Compal de maçã, de pêssego e de goiaba, por terem as cores mais aproximadas do fruto representado). Recortaram-se e cozeram-se todas as partes, deixando uma abertura lateral em cima e em baixo para, posteriormente, poderem colocar-se braços e pernas na forma da maçã e o pescoço na beterraba, assim como outros pormenores.
- Construção do pescoço. Traçou-se uma espiral, recortou-se e enrolou-se dando uma forma tridimensional, que serviu de pescoço à beterraba.
- Construção do cabelo da beterraba. Analisou-se a forma da folha da beterraba, retirou-se a forma e passou-se para os Tetra Pak. De seguida, recortaram-se várias formas da folha e colocou-se um arame fino entre cada duas formas que posteriormente foram coladas.
- Fecho da forma da beterraba. Cozeu-se o pescoço à forma, na parte inferior. Traçou-se uma circunferência para fechar a forma na parte superior. Picotou-se a circunferência e espetaram-se as folhas (o cabelo da beterraba), Traçaram-se e recortaram-se tiras de Tetra Pak que foram enroladas à volta das folhas (cabelo). Traçaram-se as formas da boca e do nariz, recortaram-se e colaram-se à forma. Bordaram-se os olhos e cozeram-se.
- Construção da mascarilha. Traçou-se a forma da mascarilha, recortou-se e decorou-se com recortes de beterrabas e folhas da mesma. À volta colaram-se símbolos da marca “ Tetra Pak”, previamente recortados.
- Execução das botas. Analisaram-se umas botas velhas, fizeram-se os moldes e passaram-se para os Tetra Pak, tendo sido cozidas todas as partes. Colaram-se as solas com cola de contacto e colaram-se duas tampas das embalagens da marca Compal Veggie, uma em cada bota a servir de botão.
- Construção dos braços e das pernas. Depois de feitos os moldes dos braços e das pernas, utilizou-se o mesmo processo da execução das botas.
- Construção das mãos. Desenhou-se a forma da mão de um dos alunos. Passaram-se 4 vezes a forma e recortaram-se. Cozeram-se duas a duas e encheram-se, para ficarem com mais volume.
- Montagem do nosso Super Herói. Começou-se por colar as mãos aos braços. Recortaram-se duas circunferências laterais na parte superior da maçã e colaram-se os braços com fita-cola dupla. Enfiaram-se as pernas nas botas, e procedeu-se à colagem das pernas utilizando o mesmo processo de execução. Colou-se a cabeça ao corpo com fita-cola dupla.
- Execução da capa. Analisou-se a folha de macieira, retirou-se a forma e ampliou-se. Passaram-se várias para os Tetra Pak e recortaram-se. Colaram-se na parte de trás e coloriram-se com tinta de vitral para dar transparência.
- Coloração da maçã e das botas, para que se destacassem as diferentes partes umas das outras.
- Construção de uma prancha, com restos de contraplacado, forrada com os restos dos Tetra Pak que foram colados à prancha com cola de madeira. À volta fez-se um remate com os símbolos “FSC e Teta Pak” restantes.
O trabalho desenvolvido foi feito pelos alunos do 6º B da Escola Básica de Gualtar – Braga (Agrupamento de Escolas Carlos Amarante), no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica e Educação Visual.