Trabalhos 2017

Escola Básica Padre Donaciano Abreu Freire (Estarreja)

Escalão 1 - jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

Planificação e registo gráfico
Planificação da construção tridimensional
A nossa super Cenoura Laranjinha
A dar forma à ramagem do nosso Super vegetal- cenoura
A ramagem já verdinha no super vegetal.
Mais um super vegetal. A nossa Ervilha. registo gráfico e cromático, para vermos a forma do vegetal
A nossa super ervilha tão verdinha...
Do pacote do Compal, ao nosso vegetal
Pintura da ramagem da nossa cenoura.
A forma da nossa Ervilha.

Memória Descritiva:

Enquadramento:
A reutilização, a valorização e redução de lixos são medidas de uma política
ambiental que surge enquadrada na promoção do desenvolvimento sustentado, para o
planeta Terra. Logo, é necessário aliar à Educação para a Cidadania uma educação
orientada para o comportamento com vista a tornar “habituais” condutas amigáveis
para com o ambiente.
Ser amigo do Ambiente não é suficiente é preciso agir como tal, até a beber
COMPAL!
No concurso “Cria um super vegetal e ganha prémios”
participaram as salas: 1, 2, 3, 4 e 5 do Jardim de Infância da Escola Básica
Padre Donaciano De Abreu Freire, um total de 98 crianças com idades
compreendidas entre os 3 e os 6 anos em articulação com a
Comunidade Educativa.
Memória descritiva:
1ª Fase
As docentes em grande grupo propuseram às crianças a participação no
concurso “Cria um super vegetal e ganha prémios” inserido nas atividades do projeto
Eco escolas.
Foi lançado o desafio: O que é um vegetal? Onde nascem os vegetais?
Pediu-se às crianças para enumerarem nomes de vegetais.
Seguidamente escolheram 2 super vegetais: a ervilha e a cenoura.
2ª Fase
Realizou-se a sensibilização da comunidade escolar para a separação dos lixos e
sua importância com a recolha de embalagens vazias da marca Compal de 1 litro.
3ª Fase
Foram elaboradas pesquisas através de imagens em formato digital e revistas e
algumas crianças trouxeram de casa, da sua horta os vegetais para os visualizarmos.
Exploramos o formato, texturas e as cores dos nossos vegetais.
Abordamos a temática da alimentação saudável e a importância de comermos
legumes diariamente.
Durante esta fase as crianças sentiram a necessidade de elaborarem alguns
registos gráficos.
4ª Fase
Com o reaproveitamento de embalagens Tetra Pak da Compal, papéis, bolas de
brindes, arame, cola e tintas construímos os nossos super vegetais com o objetivo de
promover o respeito pelo Ambiente através de uma abordagem inovadora: a
construção de dois legumes tridimensionais tirando assim partido das qualidades
expressivas dos materiais e das técnicas de educação artística no Jardim de Infância.
5º Fase
Realizamos uma exposição com as nossas produções para a Comunidade
Educativa visualizar.
6º Fase
Finalmente, a Comunidade Escolar achou pertinente arranjar um ecoponto
amarelo e colocar a mensagem:
Ser amigo do Ambiente não é suficiente é preciso agir como tal!